quarta-feira, 11 de abril de 2012

Inicio do projeto

Ao longo de várias semanas, reunimos o grupo para debater a respeito de algumas idéias. Porém a maioria dessas idéias foram julgadas como inviáveis ou simples de mais, o que atrasou a construção e a apresentação do blog. Pesquisamos durante aproximadamente 4 semanas sobre diversos problemas que encontramos no dia a dia e chegamos a conclusão que a água não tem a atenção merecida, principalmente no que diz respeito ao seu reaproveitamento. A ideia finalmente escolhida foi uma melhoria no aproveitamento da água pluvial para a irrigação de culturas. Consiste basicamente na coleta da água da chuva que passa pelo telhado de construções e seu direcionamento para um reservatório, que através de um bombeamento mecânico direciona essa água para plantações. Estudamos por meio de diversas fontes e chegamos a conclusão de que aproximadamente 70% da água utilizada do planeta é gasta em irrigações e grande parte desta é desperdiçada. Com a realização do trabalho esperamos fazer a nossa parte para melhorar esse desperdício. Mesmo com um problema deste porte que atinge o mundo inteiro, entendemos que o importante é cada um fazer o possível para reverter este quadro, e como futuros engenheiros devemos encontrar uma forma engenhosa de garantir uma vida com qualidade para as próximas gerações que habitarão nosso planeta.

4 comentários:

  1. Ideia interessante, pensamentos sustentáveis são sempre bem-vindos.

    Gentileza colocar o nome dos integrantes do grupo no blog.

    ResponderExcluir
  2. precisam publicar nesse blog. Vale 20 pontos.

    ResponderExcluir
  3. Interessante a ideia. Realmente há muito desperdício de água na irrigação. Aqui no Brasil é utilizado o sistema com pivô central, que dispersa muita água e acaba evaporando boa parte. Em algumas imagens de satélite se consegue visualizá-los em funcionamento, parecendo círculos.
    Na década de 70, Israel desenvolveu sistema de irrigação de suas plantações por gotejamento. Lá a água é pouca e, em função disso, são desenvolvidas muitas pesquisas para obtenção de água potável e evitar seu desperdício.
    Fica aí a dica.

    No caso da captação de água pluvial é uma boa pedida. Em Moeda (MG) temos a parceria com a Pousada Vale das Cachoeiras, local em que vocês podem aplicar a ideia e difundir entre os turistas e visitantes locais. O que acham?

    Abraços
    Marina Ramos
    Gestora Socioambiental OSCIP Vale do Paraopeba

    ResponderExcluir
  4. A ONG Keren Kayemet LeIsrael (KKL) desenvolve pesquisa de tecnologias em assuntos ambientais. Vale conferir. Eles têm sede em SP e RJ também.
    www.kkl.org.br

    Abraços
    Marina Ramos
    Gestora Socioambiental OSCIP Vale do Paraopeba

    ResponderExcluir